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ORGANIZE SEUS ATIVOS DIGITAIS PARA MULTIPLICAR O VALOR DE SUA MARCA

Como um gerenciamento de ativos digitais pode capacitar modernas operações criativas de marketing de conteúdo?

É cada vez menor, mais ainda é muito grande número de empresários que têm medo de investir em marketing digital no Brasil, e principalmente na Bahia, pois acham o retorno muito lento, e assim fazem coisas não muito inteligentes para desenvolver comunicação em um ritmo mais rápido, como forma a satisfazer uma urgência completamente falsa. Investindo tempo e dinheiro de maneira errada e inconsequente. As tantas mudanças de ordem tecnológicas nos últimos 20 anos deixaram muitas feridas que se recusam cicatrizar, como a desconfiança e a perda da alegria de empresários com o marketing, por não conseguir lidar com o digital. A boa ideia é que essa procura pelo rápido possa ser transformada em algo ágil. É necessário pensar em um sistema de gerenciamento dos ativos digitais.

Um ativo é um bem, mensurável ou não, um ativo de marketing é o que é feito para construção da marca ou a própria reputação da sua marca. A confiança e a lealdade dos clientes são ativos valiosos. Os ativos digitais podem ser o conteúdo (imagens de produtos, vídeos, áudios, animações em flash, apresentações, sites, blogs) juntamente com outras estratégias utilizadas para divulgar produtos e serviços, atrair clientes, e “marcar presença” na web. Tudo isso representa um investimento intelectual e monetário significativo na construção do valor da marca no mercado.

Ativos são muitos e é importante ter uma equipe para criar e encontrar. Também requer processos mais rápidos de indexação. É necessário a criação de uma lista de assinantes de e-mail, para envio de conteúdo relevante, bem como a expansão de relacionamento com o seu público nas redes sociais. Assim os ativos possuem uma natureza mix, canal no Youtube, conteúdo próprio, seguidores no Twitter, seus fãs no Facebook, ebooks, podcasts, juntamente como o relacionamento você tem com eles, e o seu site organizado para atrair e converter tudo são ativos. Ou seja, são de muitos tipos, mas tem algo em comum que são os ganhos que a marca conseguiu na comunicação digital, mas ainda assim eles devem ser gerenciados para dar o resultado que podem atingir.

Medidas simples e proativas podem, como por exemplo, dispor para a equipe de uma rede compartilhada a fim de fazer um fluxo de trabalho mais ágil, pois um dos pilares da agilidade é o trabalho colaborativo, desde a criação do conteúdo, passando por sua adaptação para uma comunicação multicanal, indo até a medição dos resultados da ação. Ou dizendo com um outro viés, essa gestão deve montar a combinação certa de ferramentas e processos para tornar o seu desempenho tão ágil quanto possível. O gerenciamento de conteúdo deve contemplar entre suas habilidades aquela de simplificar tarefas fundamentais de busca e publicação em grande número de canais de distribuição e dispositivos, com análise e monitoramento em tempo real, para poder ter a perspectiva real de escalabilidade. A ideia é que sua marca não seja apenas encontrada, mas que seja procurada por seu perfil singular.

O marketing digital é a melhor opção de investimento para médio e longo prazo, e feito corretamente pode dar resultados a curto prazo. A continuidade do trabalho é um dos segredos para manter a longevidade das campanhas e da sua marca. Um vídeo postado ano passado pode gerar vendas até hoje, por exemplo. Um ebook bem feito poder ótimo para capturar leads por meses, e até anos, depende da qualidade e relevância do conteúdo. A questão é como organizar tudo isso e como ter todos esses ativos jogando a seu favor, de maneira organizada, estratégica, que faça sentido para seus negócios.