Marketing Digital e Covid-19. E agora?

Marketing Digital e Covid-19. E agora?

Estamos vivendo um momento único e preocupante. Uma grande crise. Uma coisa é fato, o novo coronavírus está afetando quase todos os segmentos do mercado. A orientação de ficar em casa o máximo possível é exatamente o que está fazendo muitos negócios pararem. Mas o vírus é sério. A situação é grave. Não podemos brincar com saúde, e devemos fazer de tudo para evitar a transmissão em massa do vírus. 

Mas para sobreviver nos negócios, também não podemos deixar de repensar nosso mercado. Não é a toa que muitos deles estão fechando suas portas e vão precisar de muito tempo para se recuperar. 

Mas e aí, o que fazer? Ou, o que deveria ter sido feito? Agora é preciso correr atrás do tempo perdido. Muita gente sentiu na pele agora a decisão de ter deixado o marketing digital para depois. Custou caro o tempo que se perdeu.

O que não pode parar — e nem deveria — é o marketing digital das empresas. Não é hora de improvisos. O Marketing Digital pode ser feito sem encontros físicos, via home office, à distância. 

Todos estão sentindo e muita gente está quebrada nessa crise. Agora é hora de repensar tudo que você já fez no Marketing e na Comunicação Digital da sua empresa.

Não tem pra onde correr, o Marketing Digital é uma ferramenta fundamental para que você consiga manter a comunicação com seu público, conhecer melhor seus desejos, fazer as ofertas certas, e encontrar o seu público alvo. Mas não adianta ferramentas sem estratégias! 

Quando falamos em Comunicação & Marketing Digital, não estamos falando de mágica, não é algo que acontece da noite pro dia. Esse é outro erro. Ansiosos, os clientes muitas vezes acham que o marketing dá resultados de uma hora pra outra. Mas não, a internet é como agricultura, é preciso tempo e investimento para colher os frutos. O que não fizeram nos últimos anos, não pode ser feito em alguns dias. É preciso tempo, paciência, investimento e testes.

O mercado está cheio de dúvidas a respeito do coronavírus e de todas as consequências que esse momento traz para o mercado. E sim, talvez o marketing digital seja a única saída para melhorar os resultados durante a crise. E, acima de tudo, continuar se comunicando com seu público.

Cuidado na tentativa de vender a todo custo. Num momento tão delicado, lembre-se que as pessoas estão com menos capital, estão também em suas crises pessoais. Fique perto dos seus clientes neste momento. Informe com transparência, reposicione sua empresa, e pense como melhorar seus resultados nesse novo cenário.

É preciso planejar, é preciso agir! Sua mensagem precisa ser entregue para mais pessoas. Seus objetivos precisam ser claros. Sua comunicação não pode parar. É hora de conhecer melhor seu público, suas dores. Não é hora de ficar parado! 

Pense em estratégias de marketing para diminuir os prejuízos causados pela pandemia. O comércio precisa adequar-se rapidamente às necessidades do seu cliente / parceiro / fornecedor, nesse momento tão difícil que estamos vivendo.

Não fique parado. Faça algo para sua empresa se manter no mercado. É preciso agir! 

Por Leandro Rehem

Share this post