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Marketing de Conteúdo de Salvador para o Mundo!

Hoje vamos trazer uma matéria muito bacana da Rock Content, empresa que tem no DNA o mesmo espírito de trabalho da LeWay, focado no conteúdo.

Em Salvador, Bahia, a LeWay Marketing & Conteúdo é uma das únicas empresas focada em marketing de conteúdo para gerar resultados. E não fazemos isso porque virou moda, fazemos isso desde nosso primeiro ano de vida, em 2011.

Então vamos lá, boa leitura! E também adicionei um vídeo que gosto muito do Vítor Peçanha, criador da Rock, direto ao ponto.

O marketing de conteúdo vai muito além do que apenas produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais. É preciso pensar na maneira de distribuir este conteúdo,  como aumentar a audiência e como mensurar resultados. Com tanto a se considerar na hora de construir sua estratégia de conteúdo, separamos a seguir alguns pontos importantes para lhe ajudar na hora de planejar o marketing de conteúdo da sua marca ou empresa. Você também pode usar como check list ou como fonte de inspiração para sua estratégia! Confira:

Divida sua estratégia em quatro partes

O marketing de conteúdo pode ser dividido em quatro etapas: planejamento, criação de conteúdo, distribuição e mensuração de resultados. Leia a seguir o que cada etapa envolve e veja se a sua estratégia de marketing de conteúdo contempla todos os três passos: 

  • Planejamento: antes de criar seu blog e escrever seu primeiro post é importante montar um planejamento que deixe claro qual é o objetivo dessa estratégia e como ele será alcançado.
  • Criação de conteúdo: é a parte que muitas pessoas já conhecem. Envolve a produção de imagens, textos, posts, e-books, infográficos e o que mais for relevante para seu público. Em alguns casos, o conteúdo pode não ser criado por você, isso é chamado de curadoria de conteúdo, aprenda mais sobre este conceito neste post.
  • Distribuição de conteúdo: é a parte mais importante e que muitas pessoas nem imaginam em considerar. No marketing de conteúdo é preciso planejar como distribuir o conteúdo e em como tudo o que sua marca produz vai alcançar seu público.
  • Mensuração de resultados: sem ficar de olho nos resultados, sua estratégia nunca terá uma validação. É preciso mensurar cada esforço para descobrir o que funciona melhor e o que não funciona. Ou seja, é preciso se especializar no seu público.

 

Fique atento aos seguintes tópicos

Existem alguns aspectos que você precisa ficar de olho durante a construção da sua estratégia de marketing de conteúdo. São métricas que vão te ajudar a distribuir seu conteúdo, mensurar os resultados e descobrir se os objetivos da sua estratégia estão sendo alcançados. Vejamos:

1) Tráfego

Acompanhe os números de acesso em seu blog ou site, principalmente dos links que você postar junto dos conteúdos da rede social. Este valor é um ótimo indicativo de sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, se as pessoas estão acessando mais seu site, significa que você está se tornando mais relevante para elas.

2) Interações sociais

Analise o engajamento do seu público nas redes sociais. Likes, comentários, retuítes e compartilhamentos são os principais pontos a serem analisados. Tudo isso é outro indicador valioso da qualidade e relevância do seu conteúdo.

3) Geração de leads

Gerar leads é um dos maiores objetivos de uma estratégia de marketing de conteúdo, pois é aqui que você está mais próximo de fazer seu público realizar uma compra.

Uma das formas mais comuns de gerar leads é coletando e-mails em troca de algum conteúdo relevante. Então, se você tem recebido novos usuários em seu mailing, é sinal de que você está no caminho certo com seu conteúdo.

4) Networking digital

Se envolver com parceiros ou com outros conteúdos que são do interesse do seu público também é uma ótima estratégia. Você pode fazer isso escrevendo como convidado em outros blogs ou realizando ações online conjuntas com outros parceiros. Além de você divulgar sua marca para outros públicos, fortalecendo o seu nome na internet, você trabalha seu link building que é ótimo para o seu ranking na busca orgânica do Google.


E você, como anda a sua estratégia de marketing de conteúdo? Compartilhe com a gente qual é a sua experiência no assunto e as suas dúvidas na hora de executá-la! Conte seu case aqui nos comentários, nós podemos te dar ainda mais insights.

Precisando de uma consultoria especializada sobre Marketing de Conteúdo, é só entrar em contato conosco!