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MARKETING DE CONTEÚDO PARA POLÍTICOS – Já pensou nessa estratégia?

Então, a maioria das pessoas já sabem que o Marketing de Conteúdo é a estratégia do momento. Agora é hora de pensar plano de conteúdo para sua campanha, para seu posicionamento na web. A maioria das pessoas fazem conteúdo de forma desordenada, sem um planejamento, cronograma, e objetivo bem definido. No marketing digital, muito se fala em Funil de Vendas, mas numa campanha política, a conversão não é a venda, então o que seria?

Seria o engajamento, a curtida, o envolvimento, o cadastro?

Sim, mas precisamos definir qual o nosso objetivo, como chegaremos lá, quais são as etapas a percorrer. Qual seria o caminho que esse possível eleitor percorre até ser conquistado? É necessário separar as etapas do conteúdo, para que servem e qual os objetivos. Isso precisa ser bem definido.

Então vamos entender qual seria o funil do Marketing de Conteúdo?

Já está claro que precisamos gerar conteúdo relevante para o site, blog, e mídias sociais, não é? Lembre-se: conteúdo RELEVANTE! Você tem de ver se realmente o que você está postando faz sentido e vai atrair as pessoas. O foco do conteúdo é divulgar, para atrair e provocar interação, relacionamento, engajamento com sua marca. Conteúdo tem que ser prensado de maneira estratégica, em cada etapa.

COMPREENDA ESSA MARAVILHOSA ESTRATÉGIA!!!

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TOPO DO FUNIL

No topo do funil, o objetivo é atrair a atenção para a descoberta de um problema. É momento de descoberta, de interesse, é preciso iniciar uma conversa, ser interessante… Pense: é como se conhecer, antes de um primeiro encontro. O que te atrai? O que te dar vontade de conhecer mais sobre alguma coisa, sobre alguma pessoa? É o primeiro contato, temos que ser muito interessante.

Entenda, conteúdo não é publicidade. Não vá ficar falando só sobre você, o que faz, suas promoções pessoais. É preciso pesquisa e sensibilidade nesse momento. São postagens interessantes, assuntos relevantes de interesse público, notícias da cidade, causas sociais, vídeos especiais, entrevistas, etc… O importante é saber que o foco desse conteúdo é despertar o interesse, e atrair o visitante para as próximas etapas.

MEIO DO  FUNIL

No meio do funil, a coisa já muda um pouco. Esse internauta já conhece você, já consumiu algum conteúdo, já leu algo ao seu respeito, já viu algo, você não é mais um desconhecido. Agora é hora de um conteúdo um pouco mais avançado, e de solicitar alguma coisa em troca por esse conteúdo. Esse tipo de conteúdo já tem um tema mais específico, e faz com que as pessoas com interesses semelhantes venham em busca, e entreguem seus dados para ter o acesso a ele. Geralmente esses conteúdos do Meio são ebooks, webinários, vídeos online, newsletters, WhitePapers e outros conteúdos multimídia.

No marketing de conteúdo para políticos o fundamental é você pensar em conteúdos de Topo e de Meio, porque o de Base, já seria voltada a compra específica, e em uma campanha você não vai vender nada. O que você gosta de ver num primeiro encontro? Como gosta de ser recebido? O que gosta de conversar? Você tem um objetivo: conquistar esse internauta! Tenha uma equipe profissional para produzir seu conteúdo, isso vai fazer muito sentido na sua estratégia de Marketing Político Digital.

BASE DO FUNIL

Na base do Funil é onde a mágica acontece no marketing digital! É A HORA DA VENDA! Esses são já praticamente “amigos”, conhecem e já consumiram conteúdos de você, querem fazer parte do seu time, querem doar para sua campanha, querem colaborar com sua equipe, querem trabalhar para você, são advogados e defensores da sua marca. Cuidado! Esse conteúdo é para ser direcionado corretamente. Depoimentos de apoiadores, parceiros, amigos, eleitores… Webinários privados, LandingPage de conversão específica para segmentos, nichos, atividades…

Fechando de maneira simples, vamos pensar num exemplo prático:

João Paulo, veterinário envolvido com causas sociais, quer ser vereador de uma cidade do interior de São Paulo, ele não tem presença digital mas está preocupado com isso. Ele contrata a produção de um blog, e fala com João, seu amigo pessoal e jornalista, para te ajudar com a criação das primeiras matérias para seu blog. Ele vai dar dicas de como cuidar dos cachorros de rua da sua cidade. Além disso, ele começa a gravar vídeos das suas ações. Através do blog ele coleta e-mails de visitantes interessados em cuidar de animais e que moram na cidade. Semanalmente ele manda um email mostrando suas ultimas atividades na cidade, e dicas de como ajudar a cuidar dos animais abandonados na cidade.

Os e-mails e o blog produzem ebooks específicos para veterinários, cuidadores de animais, donos de animais, crianças que gostam de animais. Esses ebooks são bem desenvolvidos e ilustrados. Para obter o internauta deve preencher um cadastro, onde ele deixa dados como, nome, email, telefone, etc… Tudo vai depender da sua estratégia.

Como esse trabalho, João passa a ser conhecido na cidade e passa a ter a aprovação de muita gente através da web. Ele prepara landing page para atrair novas pessoas para seu projeto com os animais, e webinários fechados, especialmente dirigidos às pessoas que se interessem por essa causa e desejem se envolver com o grupo voluntário que está apoiando os projetos de joão.

João vê seu trabalho crescer, ele posta muita matéria, e todo dia gente baixa os seus ebooks, ele já tem uma lista de 15 mil pessoas interessadas no seu trabalho, e um grupo de 200 voluntários trabalhando nas suas causas. Isso tudo  fruto do seu maravilhoso trabalho, e claro, de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Falamos aqui sobre marketing de conteúdo para políticos, mas dá para você compreender como utilizar essa simples e poderosa estratégia.

E você, já começou a implementar sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Qualquer dúvida é só deixar uma pergunta, será um prazer responder! Até mais! 😉

Se interessou pelo tema?

Leia mais em: www.marketingpoliticodigital.com

Grande abraço e até breve!