Em meio ao um cenário de crise, os profissionais têm de se preparar para fazer melhor nos próximos tempos. Pois esses momentos podem trazer muitas oportunidades para desenvolver negócios. A crise, como as guerras, são momentos para empreender com resiliência. Procure as melhores tendências, alinhe as informações para obter um quadro mais claro e real do conteúdo neste momento.

Marketing conteúdo continua com enorme potencial de crescimento. Tem muito a se desenvolver na indústria. As empresas ainda não se aplicam em coletar dados de seus canais sociais. Quem está fazendo isso já tem a perspectiva do que o campo oferece.

A bem da verdade, deve ser dito que a maioria dos profissionais de conteúdo B2B não tem um plano plano de marketing digital razoável. No imediatismo eles não montam um jogo completo e necessário, e atiram a esmo, sem regularidade ou uma lógica que oriente a comunicação. E esse comportamento está adiando uma demanda que certamente irá despontar forte e clara em algum momento próximo. Você não pode esperar crescer vendas, fazendo um trabalho incompleto, sem o conteúdo estar muito bem distribuído em um sistema multicanal.

E-mail marketing

Veja o exemplo do email-marketing. O canal não é uma coisa velha, é preciso organizar o contexto. O uso do e-mail tem evoluído aos saltos, com copywrite, mensagens de entrada, página de captura, automações avançadas, etc. Resultados em todo o país  revelam eficiência crescente para quem se dedica a desenvolver essa estratégia. É uma forma de comunicação que se mostra cosmopolita, atravessando fronteiras nacionais, e com um retorno de investimento muito satisfatório.

Dados sub-utilizados

Você que está trabalhando com marketing  B2B tem de aperfeiçoar o conteúdo que produz, apoiado na automação. Nossos dispositivos digitais oferecem um mundo de possibilidades para as marcas ouvirem e responderem aos seus clientes – com a mensagem eficaz, no momento exato, no dispositivo certo. Nós temos muitos dados que ainda não foram suficientemente empregados. A experiência do cliente pode ser melhor acompanhada para fazer o bem que deve.

A Internet das Coisas

O conteúdo está indo além das telas dos dispositivos como tem sido feito até agora. Novas tecnologias irão espalhar conteúdo contextualizado para os objetos e ambientes que nos rodeiam. Nos próximos anos será muito rápida a transformação de utensílios fazendo conexão com a web. As indústrias correm para adequar seus objetos às comunicações virtuais. Isso porque os gestores sabem que os consumidores adoram essas inovações.

Está aberto um campo maravilhoso para otimizar a experiência do consumidor num mundo que fica cada vez mais plugado. Temos mais da metade da população brasileira conectada, segundo o IBGE, isso é um vasto oceano de oportunidades.

A Internet das Coisas é uma performance complexa, adaptativa de ideias e informações – conteúdo – bem organizado dentro da experiência multicanal, para entregar comunicação relevante contextualizada. Esse futuro está bem aqui, a cada instante mais exposto. O marketing de conteúdo terá de ser bem mais integrado por tecnologia e, como sempre, quem sai na frente se beneficia mais.

Não tem sido nenhuma ficção científica organizar o conteúdo para dispositivos móveis. Isso já faz parte da rotina da indústria. Temos que pensar na forma, na tecnologia e nos hábitos das pessoas. Esses conteúdos estão saindo das telas e tomando os ambientes. Marketing de conteúdo é um engenho de percepções, informações e comportamentos que circulam na web. Novas oportunidades surgem a cada instante com as inovações.

Por isso tudo temos que estar atentos às tendências para aproveitar as oportunidades. Aí entra o mercado, o consumidor. É ele quem diz para onde vão as formas de entregar e o teor da comunicação. A melhor coisa a fazer é trabalhar com profissionais capacitados para essas transformações que estão na mesa.

E você com isso?

Pesquise, descubra seu nicho, e o que o seu nicho deseja, porque a curva da evolução do mercado de conteúdo num mundo tão conectado só tende a crescer, ainda que em alguns momentos apresente-se acidentada.

Compreenda que o Marketing de Conteúdo pode e deve ser a estratégia mais eficiente no seu negócio.

Como você quer ter a sua presença online? 

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Até breve!