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7 ELEMENTOS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Seguindo nossos posts sobre o Marketing de Conteúdo, vamos discutir 7 elementos desse tipo de marketing, inspirado num post do Henrique, do Viver de Blog, que foi feito em 2013, mas ainda é super atual, e vale a pena ser lido!

Os elementos do marketing de conteúdo devem ser responsáveis por gerar conteúdo de qualidade que supere o de seus concorrentes, convence os clientes e ganhe a credibilidade em sua marca. Dentre os principais elementos, podemos citar:

1. Blog:

Um blog tem sua importância. É ali, principalmente, que você vai reunir seus artigos e matérias, usando as palavras chaves corretas, entregando valor ao seu público alvo respondendo suas dúvidas. É extremamente útil para se conectar com seu público, expandir a presença online da sua marca e adquirir novos consumidores. Tenha o site da sua empresa, mas não deixe de ter o blog.

O que fazer?

  • Escreva conteúdo memoráveis que surpreendam seu leitor.
  • Invista em Design. Pode ser a diferença crucial na avaliação de sua credibilidade.
  • Defina as principais palavras-chave e temas que seus artigos irão abordar.
  • Escreva corretamente.
  • Incentive o compartilhamento social.
  • Saiba se apresentar no seu blog, e criar um relacionamento mais íntimo com seu público.

O que não fazer?

  • Não publique um artigo mal escrito. Revise-o várias vezes.
  • Não copie conteúdo e não duplique seu próprio conteúdo.
  • Não escreva parágrafos longos. Mantenha-os curtos e fáceis de ler.
  • Não copie fórmulas prontas, inove!

2. Email Marketing:

Ainda é a forma mais popular de marketing de conteúdo: muitas empresas estão usando e-mail marketing como mais do que apenas um canal de vendas diretas. As pessoas não  sabem usar email marketing. Fazem de email uma maneira de enviar panfletos digitais, ou aquelas velhas “datas comemorativas”, sem nenhuma criatividade. É preciso inovar no email, ele ainda é uma maquina de relacionamento e lucros.

Tanto empresas B2B e B2C estão utilizando o email como uma forma eficiente e barata para promover conteúdo valioso e relevante aos possíveis leitores e clientes.

O que fazer?

  • No campo de remetente, prefira colocar o seu nome ao invés do nome da companhia ou do site.
  • Escreva um título que chame atenção do leitor e o faça abrir seu email.
  • Se possível, personalize seus emails com o nome da pessoa que irá recebê-los.
  • Deixe seu link para descadastrar visível ao usuário.

O que não fazer?

  • Não compre listas de e-mail.
  • Não envie emails com alta frequência.
  • Evite emails longos. Vá direto ao ponto.
  • Não faça spam.

3. Video Marketing:

Amamos vídeos e fazemos desde o início do trabalho da LeWay. Com minha experiência em produtoras, que cobram caro por vídeos, percebi como perdiam a oportunidade de fazer coisas mais rápidas e menores, com poder de viralização pela web. O Youtube é o segundo maior buscados no mundo. Já pensou em você estar bem posicionado nele?

Graças ao aumento da popularidade do vídeo em dispositivos móveis e sites como Youtube, a estratégia de video marketing está finalmente “ganhando terreno”.

Estudos mostram que aqueles que assistem vídeos estão muito mais propensos a comprar do que aqueles que não assistem.

O que fazer?

  • Deixe uma excelente primeira impressão.
  • Apresente seu produto. O que ele resolve?
  • Use sua criatividade.
  • Crie com continuidade.
  • Seja natural se você é descontraído, mostrando um pouco de sua personalidade no vídeo.
  • Foco no cliente: prove que você é uma solução prática que eles podem confiar.

O que não fazer?

  • Não publique um vídeo de baixa qualidade audio-visual para não parecer amador.
  • Não produza um vídeo apenas por produzir. Tenha um planejamento e um script.
  • Evite vídeos longos e sem dinâmica. Procure sempre informar e entreter sem enrolar.
  • Não siga fórmulas baratas.

4. Infográficos:

Infográficos são visualizações de dados que apresentam informações complexas de forma rápida, clara e bonita.

São importantes porque à medida que o mundo torna-se mais complexo e mais dados emergem, são necessárias formas mais simples de transmití-los ao público.

O que fazer?

  • Mantenha seus infográficos visualmente atraentes.
  • Insira números e estatísticas.
  • Promova-os nas redes sociais.
  • Faça seu infográfico incorporável com embed codes.

O que não fazer?

  • Não copie um infográfico existente.
  • Não confunda os leitores com muita informação.
  • Não utilize dados ultrapassados ou de fontes questionáveis.
  • Não faça um infográfico horizontal.

5. Whitepapers e Ebooks

Whitepapers (mais longos) e eBooks (mais curtos) tomam mais tempo e requerem mais pesquisas para serem produzidos.

Geralmente, os visitantes devem completar um formulário numa landing page antes de estarem aptos a baixar o conteúdo, convertendo-os instantaneamente em leads para serem trabalhadas via email marketing.

O que fazer?

  • Crie um título atraente.
  • Dê atenção especial à estrutura (tom, estilo, layout, design).
  • Torne fácil o compartilhamento desse material.
  • Gere mais leads disponibilizando esse material em uma landing page pela troca do email do visitante.

O que não fazer?

  • Não crie um material com pouca informação apenas para capturar emails.
  • Não use templates padrões do Word ou Pages para seu material. Isso o tornará amador.
  • Não esqueça de criar um índice clicável. Afinal, o material é digital, não impresso.

6. Webinários:

Webinários (ou conferências/palestras na web) são reuniões interativas online, ao vivo, em que os telespectadores são encorajados a fazer perguntas. São bons para promover novos conteúdos.

O que fazer?

  • Escolha seus temas e apresentadores com cuidado.
  • Seja breve em sua apresentação (1h ou menos), incluindo perguntas e respostas no final.
  • Promova o seu webinário usando email, e mídias sociais.
  • Planeje os assuntos de webinário com atecedência e evite surpresas ao vivo.

O que não fazer?

  • Não torne difícil a inscrição para o seu webinário: utilize uma landing page simples para a inscrição.
  • Não se esqueça de enviar lembretes sobre seu webinário, mas não os envie todos os dias. Uma vez inicial e nas 24 horas antecedentes é o suficiente.

7. Mídias Sociais

Mídias Sociais são um importante pilar do Marketing de Conteúdo.

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as pessoas querem compartilhar conteúdos, mas se você tiver uma estratégia na geração de valor através de conteúdo diferenciado, esse pode ser um importante canal para todo empreendedor.

O que fazer?

  • Saiba quais são os assuntos preferidos pelo seu público.
  • Crie conteúdo útil, seja ele educacional, divertido ou simplesmente interessante.
  • Torne o conteúdo fácil de compartilhar.

O que não fazer?

  • Não crie um conteúdo que não esteja atrelado ao estilo de sua empresa. Se sua empresa precisa passar credibilidade, não compartilhe imagens fofas de gatinhos.
  • Não crie uma conta em mídias sociais se você não tiver um plano para ela.
  • Não se deixe levar pelas métricas da vaidade. Para um empresa, uma venda é mais importante do que 100 compartilhamentos.

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APLIQUE ESSAS DICAS. APRENDER A FAZER MARKETING DE CONTEÚDO É O CAMINHO PARA TODA A EMPRESA E EMPREENDEDOR QUE QUER SE DESTACAR NA WEB E VER SEU PRODUTO DECOLAR NO MERCADO!

QUER SABER MAIS? APLICAR NA SUA EMPRESA?

Entre em contato conosco!

Um abraço!


  • Muito bacana essa dica e parabéns pelo blog.

    Sucesso!

  • Parabéns pelo artigo, muito bom. São coisas assim que fazem a diferença. Obrigado e Sucesso!