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Entenda o que é Inbound Marketing – e como essa estratégia pode te ajudar!

Inbound Marketing ou “marketing de atração” é o marketing para dentro, ou de entrada. É fazer marketing para as pessoas certas e no momento certo, ajudando-as no que precisam, entendendo seus problemas, buscando soluções. É um novo jeito de se pensar o marketing, baseado na criação de conteúdo de qualidade para pessoas com características detalhadas. É qualquer tática que se baseia em ganhar o interesse das pessoas, direcionada a um público certo. Diferente do Outbound Marketing, que “empurra” produtos e clientes para as pessoas indistintamente.

Inbound Marketing não compra a atenção dos clientes, pois a marca gera conteúdo altamente relevante para o consumidor que por sua vez procura tal conteúdo e acaba por encontrar a empresa.

É uma forma de estratégia de comunicação online na qual a marca, o serviço ou o produto se promove através de blogs, podcasts, vídeos, ebooks, newsletters, whitepapers, landing pages, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. O Inbound Marketing se diferencia dos métodos tradicionais que procuram atrair a atenção de potenciais clientes através da compra de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros. Inboud é um estilo de estratégia que consiste em focar em melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes.

Hoje pensamos muito sobre automação de marketing, que é um estágio mais avançado nesse processo. Vou aqui compartilhar o básico, para entender as 4 fases do Inboud Marketing:

1 – Atrair. É fundamental que você descubra as características do seu público alvo, ou a persona, como está na moda falar. Quanto mais detalhado for o retrato desse grupo restrito você dominará a conversa sobre o conteúdo que sua persona deve receber. Assim, você poderá gerar o conteúdo desejado e construir uma estratégia de entrega capaz de atrair e envolver, como qualquer pescaria você poderá usar iscas digitais.

2 – Relacionar. Você conseguiu, as pessoas responderam ao conteúdo gerado, realmente atingiu a persona naquilo que ela mais queria ouvir. Que bom. Hum, mas, você deve ser ágil nas comunicações e responder da maneira mais personalizada possível a interação com público, respondendo, provocando positivamente, pois, se o relacionamento complementar adequadamente a estratégia certamente a conversão acontecerá, é só uma questão de tempo.

3 – Converter. Quando aquele usuário de rede social, ou mesmo um internauta vindo de sites de buscas, como o Google, Youtube, Yahoo, etc, diretamente para o seu website, ele está interessado, poderá se manifestar se for bem direcionado. Quando alguém começa a interagir com a marca geralmente está em ponto de conversão, ou a venda.

4 – Analisar. A partir do planejamento deve-se analisar os resultados obtidos. Se o funil de vendas funcionou, se houve emperramento de ações. Pois dessa análise sairão informações que poderão fazer sua máquina de Inboud Marketing ficar bala.

Para executar uma campanha inboud, é preciso de muito planejamento e na criação do conteúdo. É necessário ter um grande compromisso profissional, porque há muitas ações para serem executadas, por isso a equipe deve estar bem qualificada, para fazer análises, distribuição, mensuração, entre diversas outras ações que fazem parte dessa estratégia.

Não confunda, é muito simples. Muitas profissionais falam falam e não conseguem responder de uma maneira simples como diferenciar Marketing de Conteúdo do Inboud Marketing, como se fossem coisas distintas. Na verdade não são. São complementares.

Inbound Marketing usa de práticas de Marketing de Conteúdo da mesma forma que usa e-mail marketing, vídeo marketing, search engine optimization – SEO  e outras táticas que são partes de um sistema integrado de marketing digital.

Já o conteúdo é a seiva do marketing, ou mesmo da comunicação. Ele é uma parte tão grande de Imboud Marketing não seria possível executar uma campanha dessa estratégia sem o Marketing de Conteúdo.

Experimente, você vai gostar: Se você é grande, pequena, ou média empresa, essa estratégia é para você. Não importa  se sua empresa é B2B ou B2C, o Inbound Marketing serve para auxiliar na construção e consolidação da sua marca. A geração de leads qualificados para vendas se torna um objetivo claro e concreto, e a velha incerteza de retorno, característica do marketing tradicional, da publicidade tradicional, deixa de existir.

Veja com atenção esse belo infográfico  criado pelo Henrique Carvalho, do Viver de Blog, e entenda ainda melhor o conceito e a aplicação do Inbound Marketing! 😉

Infográfico Inbound Marketing
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

E lembre-se: O Inbound Marketing vai ser tornar indispensável na sua campanha, pois o novo consumidor está mudando, é necessário saber se comunicar de forma direta e precisa, saber agir na hora certa, entregar valor, ser relevante, converter. Atraia quem realmente está interessado na sua marca.

Para finalizar, o seu conteúdo deve ser extremamente relevante, publicado, patrocinado, compartilhado. E isso em toda a sua rede multicanal (Em breve falaremos mais sobre esse termo). É nesse momento que o marketing e o conteúdo irão entrar em cena e mostrar a que vieram.

Se você gostou, e quer saber mais, entre em contato conosco!

Será um prazer ajudar! 😉


  • Esse pessooal da LeWay sempre esclarecendo nos detalhes… muito bom! keeep up the good work!

  • pedro ferreira

    Prezados,
    Vcs têm produzido muitas respostas para temas relevantes e ainda escassos de conteúdo na web. É disso que se precisa em mkt digital. Valeu.