loader

Descubra o que é OKR e como esse metódo pode dar um salto nos seus resultados!

Hoje eu venho falar de uma metodologia que é simplesmente FENOMENAL!

Sabe de um negócio que te inspira assim que você conhece? Amor a primeira vista?

Assim foi meu caso com a metodologia OKR.

Um negócio que usa métricas com paixão, que une liberdade com responsabilidade, isso REALMENTE FAZ SENTIDO para mim……e acho que pode fazer sentido para você!

Todos nós, quando empreendemos, quando abrimos uma empresa, um negócio, um projeto, temos um SONHO….

Mas como transformar o seu sonho em REALIDADE?

Como tirar as metas do papel e criar uma rede de colaboração que funcione e faça seu negócio acontecer?

São grandes desafios nesse mundo do empreendedorismo, sabemos que transformar sonhos em realidade exige muito de nós:

… não aprendemos essas ações na escola

… nossos pais não ensinaram

…muitas vezes nem na faculdade e nas experiências profissionais não temos acesso a esse conhecimento

… não temos muitos exemplos ao redor

… então, depende de NÓS!

Sabe aqueles momentos em que a empresa parece estar num C-A-O-S?

Com colaboradores desmotivados e prestes a pedir demissão, falta comunicação entre superiores e equipes, e a resposta técnica é realmente questionável?

Nesses momentos, os gestores estão no limite de suas habilidades para evitar que os problemas continuem contaminando o clima do trabalho e levem a companhia a uma CRISE grave. É importante que eles não permitam que a situação fique muito crítica.

Quando seus colaboradores estão desmotivados e prestes a aceitar qualquer oferta que possa extrair eles da empresa para outra aventura, nesse momento para muitos consultores a palavra-chave para resolver todos os problemas é a CONVERSA FRANCA.

Uma situação muito comum que gera conflito é a falta de clareza dos executivos líderes, gestores, coordenadores, na comunicação de planos, projetos, programas, e, eventualmente, na definição de metas.

Muitas organizações estão paralisadas ​​pelo processo de definição de objetivos.

Na maioria das situações, as metas são estabelecidas tentando ser agressivas, mas alcançáveis, para motivar o comportamento individual adequado e, também, para conduzir a empresa a níveis mais elevados de desempenho.

É aí que vamos procurar, pesquisar, nos inspirar…..

E nessas horas, nessas madrugadas profundas de acesso ao conhecimento e buscas infinitas ao nosso sábio mestre Google, vamos aprendendo sobre diversas técnicas e métodos que podem nos ajudar nesse processo.

Surge então um método, chamado de metodologia OKR, criada na década de 70 pela Intel, e disseminada pelo empresário John Doerr, que caiu nas graças de grandes empresas como Google, LinkedIn e Twitter.

Esse método ja ajudou diversas empresas, startups, e está se tornando a queridinha do Vale do Silício….

Em resumo, OKR é uma forma de gestão de metas com objetivos bem definidos, simples, e focado nos resultados. Podemos entender a metodologia OKR como a gestão de metas baseada nos objetivos e nos resultados específicos de uma empresa, startup, projeto ou negócio.

A OKR pode ser utilizada por diferentes organizações ou mesmo para pessoas individualmente, é isso mesmo, de maneira simples, OKR pode dar resultados até na sua vida pessoal!

Esse  método tem como diferencial conectar sua paixão com métricas, TRABALHAR FOCADO NOS RESULTADOS, NÃO NA TAREFA…

Usar para melhoria, não para controle… (Ninguém quer mais ser controlado!).

Para ilustrar da melhor maneira possível, vamos fazer juntos um exercício!

1- Pense primeiramente no propósito ou sonho, seu ou da sua empresa/projeto. Anote e lembre de ser inspirador!

2- Defina entre três a cinco objetivos, lembre-se que eles devem estar alinhados com seu propósito, ser ambicioso, qualitativo, inspirador, tem que te tirar da zona de conforto!

  1. Agora, cada objetivo deve ter de 3 a 4 resultados chave. Escreva os resultados chave desejados, que sejam mensuráveis, quantificáveis e conectados ao objetivo!

As OKRs devem ser simples, fácil de compreender, transparente e pública.

Isso ajuda a criar um ambiente de colaboração em que todos saibam as atividades de todos e podem, inclusive, contribuir com a atividade do outro, além de despertar um sentimento de desafio pessoal e não de obrigação, afinal 60% das OKRs devem ser feitas por quem irá executá-las e 40% por mentores ou gestores.

E lembre-se: OKR é para ajustes, não para controle.

Com essa metodologia conseguimos mensurar grandes sonhos, entender quais são os passos importantes e estimular o trabalho em equipe, a colaboração, o engajamento. Esta metodologia é relevante para qualquer ambiente e faixa etária.

Mais do que uma metodologia, é uma nova forma de pensar.

É a cultura da AÇÃO!

A cultura da colaboração e do aprendizado constante que busca tornar sonhos inspiradores em resultados concretos.

As empresas inovadoras precisam ter metas e métricas do dia-a-dia para manter o negócio funcionando de forma eficiente; mas para fazer pular o negócio para o crescimento descomunal, a empresa precisa estabelecer um objetivo aspiracional singular e um pequeno conjunto de resultados-chaves (key-results) que são pré-requisitos necessários para o sucesso.

Gostou? Fez sentido para você?

Ah! E coloca o cinto, prepara para decolar nos resultados! 😉

Grande abraço,