loader

DESCUBRA E DIALOGUE COM SUA PERSONA

Definir seu público-alvo é a estratégia chave de seu blog, se você quer pensar em marketing de conteúdo para obter resultados.

Você deve entregar valor no seu blog. Certo, mas, como fazer isso? Você entrega o máximo de valor quando você sabe com quem está falando. Você sabe para quem está escrevendo? Se você é um comunicador ou artista, seu interesse é que suas publicações sejam recebidas pelo maior número de corações e mentes. Se você pretende desenvolver negócios a partir do blog é essencial conhecer para quem você escreve. Ou seja, você tem de saber o que quer e com quem. Feito isso você mira numa faixa específica de publico, ou seja, o público-alvo. É assim que começa a mais simples e eficaz estratégia para o crescimento de audiência.

Você precisa saber quem são eles. Porque assim você vai apurar o conteúdo que envia, e ele será cada vez mais bem recebido. São pequenas empresas? Profissionais liberais? Universitários? Renda? Faixa etária? Localização? Eles são predominantemente homens ou mulheres? Quais são seus pontos fracos? O que eles gostam de fazer em seu tempo livre? Essas respostas serão fundamentais para você planejar uma estratégia de posts que agrade a seu público. Não espere ser encontrado pelo público. É o conteúdo certo que faz as melhores conexões, ressoando com o seu público-alvo, aumentando as chances de cumprir seus objetivos de negócio. Você é quem procura seu público por suas particularidades nas plataformas descobertas sobre ele, e entrega o conteúdo que ele tem procurado.

Criar uma persona de marketing é sempre uma grande sacada. Um personagem pode ser criado com as características do público-alvo, para que todos da equipe tenham a mesma visão sobre ele. Semelhante a uma montagem de perfil de procurados em investigações criminais. como é mostrado nos filmes. Criar uma persona é colocar um nome e um fundo de apoio para seus clientes. Persona é a maneira certa de sempre ter um palpite inspirado sobre seus leitores do blog. Tudo isso é para você poder se relacionar com eles como seres humanos, de carne e osso, e não alguém anônimo que você não conhece e manda conteúdo à esmo para ele.

Uma das melhores maneiras de desenvolver a visão do seu público-alvo é fazer publicações pagas nas redes sociais. Como funciona? Bem, quando você vai promover um post, você escolhe detalhes de quem deseja mirar, com muitos dados geográficos, etários e de gênero. A ideia é que você não faça grandes investimentos nos primeiros posts a esmo. Você começa com uma pequena amostra da sua persona. As ferramentas das redes sociais já possuem opções que irão ajudar compor seu recorte, mas, o ideal é você ter um estudo prévio.

O importante é sentir as reações do público, isso aumenta seu olhar sobre ele. Você então vai afinando o conteúdo para aquela faixa que está dando melhor resposta. Então, você pode aumentar seus investimentos em publicidade para uma mais aproximada identificação desse público. Logo você desenvolve um grande quadro vivo do seu público-alvo que pode orientar toda sua curadoria do seu blog. Neil Patel, guru de marketing de conteúdo, recomenda: “Depois de ter a persona, imagine que você está falando com eles durante redação ou gravação. Isso ajuda muito na elaboração de suas palavras em um tom de conversação escrita e envolvente”.

Descubra e dialogue com sua persona e você verá seu blog crescer como nunca imaginou.

Esse post lhe foi útil. Opa, então deixe seu comentário.