loader

Chamada para ação – Call to Action – Pense pro seu negócio!!!

Saber trazer aqueles que se interessam por seu conteúdo para o funil de conversão pode ser uma tarefa difícil, se não for feita a coisa certa.

Call to action

Comunicação online pode ser muito ampla, mas, por vezes parece tarefa que exige paciência, pois os potenciais clientes fazem muitas ações que impedem de concluir a conversão, mesmo assim desejando. Eles precisam ser informados como fazer para ver um post, assistir um webnário, ou comprar seus produtos e serviços. A chamada à ação (CTA – Call to action) é o que informa os visitantes de como fazer para avançar na conversão. A atenção das pessoas pode ser uma rede muito furada, por onde escapam, por exemplo, o carrinho de compra, a inscrição para o newsletter, ou mesmo não consegue nem mesmo ler o post até o fim.

A ideia do vaqueiro juntando um rebanho é uma boa analogia a CTA. No caso aqui a destreza de vaquejar é comparada a habilidade de construir o convite a agir. Com um bom convite você poderá ter a resposta da flauta mágica da fábula de Hamelin. Seus leads irão responder muito mais a uma chamada atraente, com um número mínimo de palavras que possa ser contado em uma única mão. Nessas palavras tem muita ciência a conhecer. Gostaria de apresentar algumas soluções e o porquê do seu funcionamento. São microtextos simples, mas marcantes, sempre usando palavras claras e verbos ativos, resultando numa experiência convincente. Por que organizar todo uma ação se ela já está ali a apenas um clique? Essa é a ideia subliminar que captura o visitante. Uma coisa é certa, esses apelos quando bem feitos podem fazer suas conversões crescerem admiravelmente.

Veja alguns exemplos:

“Mostre-me como fazer:”

Direta ao ponto, a chamada funciona porque propõe a experiência imediata com o produto ou serviço, como uma linguagem simples que dá de imediato a ideia de ensaio, ou seja, uma prévia do que está sendo anunciado. Mas um pequeno detalhe pode ser o pulo do gato: a chamada imita a voz do cliente, isso é um apelo comportamental muito forte, quando eu não me vejo fora da ação, ela já me inclui, tornando-se irresistível.


Captura de Tela 2016-03-24 às 13.47.42

“Junte-se a nós!”

Uma derivação do exemplo anterior, para reforçar, procurando falar a língua do cliente, você pode levar a fazer o que quiser. Funciona porque propõe que o cliente saia da zona de conforto, e junte-se a sua campanha. Esse apelo é uma tática matadora, principalmente se você juntar a ele uma imagem que remeta a essa incrível promessa da viagem dos sonhos, isso pode soar emocionante.

Captura de Tela 2016-03-24 às 13.48.06

“Enviar kit para meu amigo:”

Cumprimentos por datas para aniversário e outras são praticamente as formas mais clichês para mostrar a uma pessoa que você se importa com ela. No entanto, o apelo que consegue combinar a intenção em um pacote criativo que comove a quem recebe, porque é algo muito atraente que pode realmente resultar em uma ação, como presente digno para as pessoas que você ama. Isso é tão eficaz porque o apelo salta etapas, como “assine” ou “obtenha” e vai logo para o fim de toda a ação, enviar a surpresa para o ente querido.

“Fale Conosco:”

É uma ideia simples, mas brilhante, por isso está em toda parte. Mostra como valorizamos o relacionamento, isso faz que o cliente se sinta, por indução, reconhecido e personalizado. Uma outra ideia subliminar é a perspectiva de diálogo que ninguém resiste. Mas onde isso está em seu site? Está visível? É convidativo? LEMBRE-SE: Você deve usar a internet para atrair possíveis eleitores, crescer seu banco de dados, captar emails, atrair visitantes… O “Fale Conosco” deve ser usado com inteligência!

“Vamos fazê-lo!?”

Essa chamada é como que várias questões, que poderiam ser obstáculos, podem ser superadas em um único pulo. É como se todos os condicionantes sumissem, quer apelo melhor? Para quem oferece produtos que devem ser testados funciona bem. Está também subentendido a ideia de parceria que é um grande empurrão na decisão de clicar, coroada com o entusiasmo da exclamação.

“Baixar ebook gratuito:”

Presentear aquilo que você sabe que as pessoas desejam é uma oferta irresistível. Se você  tem um infoproduto para ser dado, realmente tem um belo trunfo que vale uma chamada direta e objetiva, contando com a palavra mágica “gratuito”, fatal.

“Experimentar agora:”

A chamada é eficaz porque reforça, simultaneamente, a natureza livre de risco da experimentação como entrada promocional, enquanto o uso da persuasão do imediatismo quase intimidador. É uma afirmação tão confiante como um arremesso.

“Saiba Mais!”

No facebook, por exemplo, você pode colocar  várias opções de call to action. Tenha certeza que esta estratégia vai ser fundamental na sua pré-campanha. Você precisa compreender seu público alvo e seus objetivos para não dar “tiro no escuro”! Você vê a um só clique um trabalho feito instantaneamente, como se o gênio da lâmpada atendesse a um pedido.

Captura de Tela 2016-03-24 às 13.45.57

“Surpreenda seu público!”

Aqui está um exemplo que dialoga diretamente com os motores de busca. Pois essa chamada está mais para fisgar internautas a partir de pesquisa anterior, quando é procurado sobre algum assunto salta esse apelo. É um modo de qualificar o conteúdo com um verbo que valoriza o conteúdo. Tem a ideia de premeditação estratégica e urgente, e isso não é pouca coisa. Usar a exclamação é uma maneira de gritar na multidão de informações, tornando a mensagem irresistível.

“Quero o meu…”

É uma chamada que lhe tira do lugar comum do “comprar agora”, de uma maneira original você chama para a mesma coisa numa abordagem diferente. Pode ser  qualquer produto. Quando você usa o verbo querer, combinado com o pronome possessivo, dá voz a um desejo que talvez não se manifestasse, mas com uma sedução torna-se bastante oportuna.

Concluindo, é importante haver o botão CTA, facilitando a ação. Aconselhável também é que a chamada tenha uma real conexão com o conteúdo em si. Compor o visual chamativo do convite à ação aumenta o poder e sinaliza melhor a navegação. Afinal, não é assim que faz o vaqueiro: chama com clareza e energia para não perder nenhum elemento do rebanho.

Espero que você tenha novas idéias com as nossas sugestões de CTA.

Captura de Tela 2016-03-24 às 13.46.28

Compartilhe suas experiências e impressões…

Sua campanha está em andamento!?

Grande abraço!!!