loader

10 dicas para melhorar a sua criatividade

1

Já lhe aconteceu ter uma demanda urgente, mas as idéias não vêm e a solução não sai?! A imaginação é uma parte integrante da mente humana que abrange tanto as esferas criativas como as de aprendizagem. Aumentar a imaginação cria possibilidades. É considerada a faculdade criativa da mente que ajuda a uma pessoa em atividades orientadas, tais como pensar, memorizar, lembrar, ou formação de opinião. A rica imaginação pode permitir uma pessoa perseguir e realizar grandes coisas. Existem várias maneiras de enriquecer a imaginação. Para lhe inspirar, reunimos em uma lista dez maneiras simples para ajudar você a melhorar sua criatividade. 

Faça o seu trabalho em um café , bar ou restaurante

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign (EUA) testou os efeitos de diferentes níveis de ruído nas habilidades de pensamento criativo dos participantes. Segundo o principal autor da pesquisa, Ravi Mehta, o ambiente de trabalho perfeito para projetos criativos deve conter um pouco de ruído de fundo. O nível moderado de ruído do ambiente encontrado em um café, bar ou restaurante melhora o desempenho em tarefas criativas. 

Reserve um tempo para sonhar acordado

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores americanos e canadenses descobriu que deixar a mente vagar pode evocar um estado mental exclusivo, permitindo que o cérebro chegue a idéias mais criativas . 

Fingir ser outra pessoa, em outro lugar

Vários estudos encontraram evidências de que nós podemos melhorar a resolução criativa de problemas, quando o problema for removido de nós através de algo que os estudiosos chamam de distância psicológica. Você pode criar distância psicológica, projetando o problema em um futuro distante, imaginando que se originam em um lugar distante, ou fingindo que a pessoa que experimenta o problema não é você. 

Use um mapa mental para encontrar novas idéias

Quando se trata de desenvolvimento de idéias criativas, o mapeamento da mente é uma das técnicas mais conhecidas hoje. Estudos descobriram que os mapas mentais podem ser úteis quando se trata de curar o bloqueio criativo e resolução de problemas, bem como gerar, visualizar e organizar idéias. Sua estrutura radiante permite desenvolver novas idéias  por assuntos e adicioná-los em qualquer lugar no mapa. Além disso, eles oferecem uma visão geral de um tema, o que pode ajudar a ver as conexões entre as idéias que você pode não ter percebido antes. 

Minimizar o tempo de assistir TV

Isso é difícil de vender. As pessoas adoram ficar vegetando em frente à televisão. O problema é que assistindo à televisão não se usa a sua capacidade mental, nem permite recarregar. Você não sente drenado após algumas horas de TV? Se você deseja produzir com criatividade, afaste-se da TV. 

Colaborar com os amigos ou colegas

Em seu livro “Creative Collaboration” Dr. Vera John-Steiner considera que “os seres humanos passam a existir e amadurecer quando se relacionam com os outros, novas habilidades são adquiridas, os participantes desenvolvem aspectos previamente desconhecidos de si mesmos, e aumentam seu repertório de expressão cognitiva e emocional.” 

Abra sua mente para caminhos inexplorados.

A criatividade é frequentemente brindada com originalidade. Para chegar a novas idéias o desafio é até mesmo muitas vezes assustador, como caminhos inexplorados que pode representar ameaças inesperadas. Mas, por outro lado também é uma avenida onde se pode encontrar ideias originais que podem resultar de um esforço bem sucedido. 

Conte histórias.

As pessoas gostam de ouvir histórias e cada pessoa tem uma história para contar.  Permita-se que você e seu ouvinte para visualizar o que está sendo dito. A visualização é uma parte importante do aumento da imaginação. A visualização é muitas vezes visto como a capacidade de criar uma imagem clara e vívida na mente. No entanto, este conceito implica vários sentidos também. Visualização envolve também o sentido do tato, olfato, paladar, e outros sentidos, e permite imaginar a história sendo contada ou o objeto que está sendo descrito. 

Não tenha medo de tentar algo novo. Arrisque!

Costuma-se dizer que, se você continuar fazendo as mesmas coisas, então você vai continuar a receber as mesmas coisas. Desafie-se a experimentar coisas novas ou embarcar em novas aventuras e empreendimentos. 

Olhe para as coisas de forma diferente.

Quando o tédio bater, e, e você sente que sua criatividade está baixo, olhar as coisas de uma nova perspectiva. Isto lhe dará uma nova abordagem para as coisas que ainda pode provocar novas idéias que você pensou uma vez não eram possíveis.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você!

Não existe resposta certa ou errada. O que existe são possibilidades diferentes. É necessário gerar muitas possibilidades, antes de achar algo que realmente faça sentido.